Pode entrar o blog é nosso.

Habilidades todos temos basta praticarmos. Mas se você precisa de inspiração fique à vontade.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Olá pessoas queridas que adoram artigos fofinhos, delicados e criativos em feltro!
Olá pessoas queridas que se tornasse fã e está a se apaixonar pelo feltro!
Venho aqui neste pôster para tirar suas dúvidas em relação ao feltro.
Primeiramente quero dizer que nunca fiz curso algum de arte, já nasci apaixonada por artesanato. O feltro conheci há pouco tempo não sou expert. Mas com um pouquinho de pratica tenho conseguido fabricar fofas peças.
Bom, pra começar a trabalhar com feltro a primeira coisa que você tem que fazer é procurar inspiração e a net está recheada de coisas fofas e moldes bem detalhados.
Daí compre seus retalhinhos, não precisa ser muita coisa compre pedaços tipo 20 cm de pelo menos umas seis cores que já da pra fazer varias pecinhas e você vai familiarizando com essa fofura.

A ESCOLHA DO FELTRO

Escolha sempre de boa qualidade, eu particularmente uso os da Santa fé. Mas fique à vontade...
Na hora de trabalhar passar seus moldes sempre risque do lado avesso. E feltro tem avesso? Sim. O lado avesso é o lado que é mais cheio de buraquinhos, esse lado cria menos bolinha.  Quando seu trabalho pronto poderá ser manuseado sem muita preocupação que não ficará cheio de bolinhas.

·         PASSANDO O MOLDE PARA O FELTRO

Quando você for riscar um molde, use de preferencia caneta comum. Mas pode ser lápis, o importante que seja de escrita forte e macio. Na hora de cortar você sempre corta do lado de dentro do risco bem rente, porque assim sai à marca da caneta e lembrando que é deste mesmo lado que você vai deixar como direito da peça, pois além de ser mais fácil pra riscar na hora de trabalhar não cria bolinhas. Ah! Já pra riscar o feltro marrom ou o preto fica difícil ver o risco com caneta comum, uso lápis de cor branco ou caneta gel pastel na cor branca.

O USO DAS TESOURAS

Bom quanto à tesoura eu uso todas da mundial. Mas, isso não é uma regra não, basta que a tesoura seja bem amoladinha pra não ficar mastigando tudo e estragar sua pecinha.
O importante é ter sempre tesoura em pelo menos três tamanhos e com as pontas finas.  Daí você sempre corta de acordo com o tamanhinho da sua peça. E lembrando que suas tesouras de feltro deixe separadinhas apenas para este fim.

·         CASEANDO O  FELTRO

Pra casear, bom mesmo são as linhas de meadas, pois você encontra uma infinidade de corres assim seu trabalho fica esteticamente mais bonito com as cores da linha de acordo com a cor do feltro. Uso também e recomendo a linha de pesponto porque sei lá mais ela não embola tanto e... A desvantagem é que as cores são reduzidas. E por ela ser mais grossinha uso apenas uma perninha de linha, já a de meada precisa de dois fios pro acabamento ficar melhor.  Bom, mas você tem linha de costura normal e prefere trabalhar com ela não há problema não só terá que por duas pernas, pois a linha de costura comum é bem fina. Há quem não goste, mas se você faz os pontos bem alinhadinhos, não vejo problemas... Eu mesma no inicio só fazia com linha comum de costura e olha vendi muitas pecinhas.
Quanto à agulha uso de costura comum mesmo.

·         O MOLDE

Eu uso o acetato, chapa de radiografia, papel cartão, e ate mesmo papel comum, só que muito molinho aí pra não fugir espeto com alfinete rsrsrsrs (Meus truques aqui pra vocês). Jozi, mas as chapas podem causar danos à saúde. Então, faça assim coloque numa bacia com agua sanitária e sabão por algumas horas daí esfregue um pouco com esponja macia fica bem clarinha e pura, pronta pra usar em seus moldes. Com esta chapa ou com acetato a durabilidade dos seus moldes é bem maior claro. Mas você faz com o que se adaptar melhor.
Uma dica legal é guarda-los sempre, pois você precisará. E não terá toda trabalheira novamente de fazer molde. E claro cada molde guardado por tamanho em saquinhos de plástico em pastas, já guardei até em cadernos rsrsrsrs. Mas, agora já mais familiarizada guardo naqueles álbuns que a gente ganha de brinde pra colocar fotos.  Eles são excelentes pra moldes pequenos.
Dicas Praticas
Tem um molde aqui pra você começar:
Pano de Boca Elefante
Tenho uma pagina no facebook - Arte Com Amor Passa lá pra acompanhar. 

·         COLA USAR NO FELTRO

Uso sempre cola quente, por ter secagem rápida e junto ao feltro gruda que é uma beleza!  Só precisa ter cautela na colagem. Por serem pecinhas delicadas, e uma vez coladas coma a cola quente se você tentar desgrudar estraga a peça. Dependendo do caso e você precise mesmo desgrudar poderá usar o secador de cabelo no modo quente claro, que ai aquece e você pode dar uma ajeitadinha. Mas, muito cuidado pra não danificar sua peça. 

CUIDADOS COM O COM O FELTRO

O feltro é bem delicado e precisa de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado de qualquer forma você certamente estragará a sua peça. Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, logo, nunca esfregue ou lave na maquina, ou perderá sua peça sem chance de recuperação. 

COMO LIMPAR SUA PEÇA DE MANEIRA CORRETA:

Caso sua peça acidentalmente seja molhada use um pano seco pra secar apenas pressionando até perceber que secou, sem esfregar apenas pressione esfregões vão encher sua peça de bolinhas. Se for algo que irá manchar a peça, lave-o de imediato. Ao lavar o feltro use água fria e sabão em pó, mergulhe a peça sem esfregar para não danificá-lo e não torça. Deixe secar naturalmente.
Bom é isso! Assim cuido das minhas peças de feltro, sempre com toda atenção e carinho!

TRANSFERINDO MOLDES.

Bom, gente a dica a seguir é: como transferir seu molde pro papel sem impressora, será muito útil para quem não tem impressora, e até pra quem tem e que economizar tinta que afinal esta muito cara! Eu uso muito essa forma... Você pode usar para tirar riscos até mesmo de pecinhas prontas.
Então vamos lá!

TRANSFERIR MOLDES SEM IMPRESSORA:

Pra quem tem facilidade pra desenhar ok! Mas, para quem não tem e sofre por isso chegou à solução.  O material a ser usado será apenas uma folha de papel sem pauta, (se você quiser usar outro tipo de papel fique à vontade o importante é que seja fino), caneta, lápis.
Já tendo salvado aqueles desenhos lindos no computador. A primeira coisa a fazer é aumentar ou diminuir o zoom pra deixar o seu molde no tamanho desejado.
Antes de qualquer coisa desligue as luzes deixando só a luz do computador, pois a visualização fica perfeita. Coloque o papel sobre a tela do computador e transfira o desenho. Detalhe! Não precisa pressionar muito não depois você aviva mais.
Desenho já pronto você pode fazer copia com carbono e assim passar pra um papel mais resistente que será o molde. Ou se preferi passa logo pra chapa ou acetato! Então, vá lá tentar menina, dá super certo. 

Finalizo aqui essa parte DICAS FELTRO.

OBS: Não existe essa historia de que “faço tudo por amor”, amor apenas pelo artesanato não pagara suas contas e nem comprará seu material. Mas, fazer suas pecinhas com amor pra sair perfeitas e alegrar os olhos de quem as compra trás recompensa de ambas as partes. Por isso faça tudo sempre com planejamento e muito amor pra seu trabalho sair perfeito.
Ah! E não esqueça o amigo Google esta sempre a disposição pra enriquecer seu conhecimento. E eu aqui também a disposição pra lhe ajudar com o pouco que sei. É só chamar!

Grata pela visita volte sempre! Lembre-se se precisar é só chamar!
Se você gostou deste post, deixe um comentário.

E se quiser acompanhar meu trabalho também pelo Facebook Arte Com Amor

BJozi Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar esse recadinho.Volte sempre. Lembre-se pode entrar o BLOG é nosso.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ATENÇÃO

Quanto ao material postado pra venda:

É expressamente proibida a copia, revenda ou distribuição gratuita do material aqui postado pra venda (Molde e Tutorial) total e parcial ou divulgação comercial sem autorização prévia e expressa do autor; Você que adquirir o material aqui postado pra venda é livre para vender e divulgar a peça que confeccionar seguindo o tutorial. Não esquecendo a cordialidade, faça referência a quem criou o projeto das peças que você confeccionar!

Quanto ao material distribuído gratuitamente:

Você é livre para vender e divulgar a peça que confeccionar seguindo o tutorial distribuído gratuitamente. Mas, seja cortês, faça referência a quem criou o projeto das peças que você confeccionar!

Lei de Direitos Autorais, Lei nº 9610, de 1998